Resumos







Desenvolvendo uma pesquisa em Arte e Tecnologia

Alana Borges Neves Oliveira
Linha de Pesquisa: Poéticas Visuais e Processos de Criação

Palavras-Chave: arte e tecnologia; instalações interativas; processo criativo.
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Uma reflexão sobre a pedagogia queer através da personagem Dawn Davenport em duas cenas do filme Problemas Femininos

Alex Mateus Santos de Oliveira 
Linha de Pesquisa: Culturas da Imagem e Processos de Mediação

Uma vez que a educação não está ligada somente aos aspectos metodológicos escolares, mas que pode ser diluída em componentes sociais, como o cinema, o artigo pretende discutir através da Cultura Visual sobre a construção das identidades e gêneros. Partindo de duas cenas do filme Problemas Femininos, de John Waters, é possível colocar em questionamento como foram construídas as oposições entre homem e mulher, repensando também os conceitos entre heterossexualidade e homossexualidade e, principalmente, heteronormatividade. Para além da simples forma de aceitar e tolerar formas heteronormativas, a Cultura Visual deseja que os alunos construam juntamente com o educador o processo de ensinar/aprender, refletindo sobre este processo em uma perspectiva da pedagogia queer, questionando, fazendo ver e sermos vistos em nossas práticas diárias. A pedagogia queer problematiza as formas de ensino atuais, traz novas discussões, abre o currículo fechado em si mesmo, quer que as disciplinas sejam articuladas umas com as outras, com interdisciplinaridade, traz formas de se pensar o mundo criticamente, questionando o que é considerado correto e errado, por que e como foi construído, em sintonia com o pós-estruturalismo e a pós-modernidade. Tais ideias mostram-se dialogando umas com as outras para um propósito de quebra de paradigmas dominantes, de ordens do discurso unilateral sobre identidade, gênero e sexualidade.

Palavras-chave: pedagogia queer; educação; heteronormatividade.
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Arte-educação e tecnologia: um olhar através da cultura visual

Audnã Abreu
Linha de Pesquisa: Culturas da Imagem e Processos de Mediação

Das experiências em sala de aula, as relacionadas ao estranhamento que a intimidade que a maioria dos alunos possuem com a tecnologia, em contraste com as dificuldades que muitos professores tem com ela, vem me suscitando questionamentos sobre a prática docente. Celulares, máquinas fotográficas e outros vem alterando o contexto de comunicação e de expressão na atualidade. Estas transformações permeiam o espaço escolar criando novos contextos que merecem reflexão; sobretudo por suscitarem possibilidades de interação que privilegiam a imagem. Percebemos como desafio educar compreendendo o ato cognitivo imerso neste contexto cultural; onde novas formas de interação comunitária mediadas pelos eletroeletrônicos, demandam um raciocínio menos linear para criar significados a partir da facilidade de captura, distribuição e elaboração de mídias. Desafio por estas mídias estarem modificando a compreensão de mundo, e as práticas de convivência e trabalho, influenciando o espaço escolar. Neste âmbito colocaram-se em movimento no mínimo três conceitos: educação e seus desdobramentos políticos; dependência dessa tecnologia e o estudo cultural da imagem. Articulando os conceitos acima, e investigando suas conexões, é possível trazer ao campo da argumentação não tanto respostas prontas, mas possivelmente, os fatores que estão moldando estas transformações do ambiente educacional e como direcionar esta discussão para intervenções mais produtivas. 

Palavras-chave: tecnologia; educação; cultura visual.
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Imagens fotográficas no contexto da não visualidade: conversa com as imagens, da luz às trevas

Dânia Soldera
Linha de Pesquisa: Culturas da Imagem e Processos de Mediação

O projeto consiste em trabalhar a partir das imagens técnicas produzidas por fotógrafos cegos para questionar e discutir o ato de ver. Além das questões que o processo de ver e produzir imagens envolve. Para tanto, foram escolhidos três fotógrafos cegos que servirão como desencadeadores para as discussões que envolvem os modos de ver esse relacionar com as imagens, são eles: Evgen Bavcar, Pete Eckert e Teco Barbero. A proposta é pesquisar o que é o ato de ver a partir da produção dos artistas cegos visuais já mencionados. Com base nisso, pensar sobre o visível, o não visível e o tangível no contexto, principalmente, da imagem fotográfica. Faz parte também entender a relação do deficiente visual com as imagens para tentar compreender como ele percebe o mundo a sua volta e como produz fotografias a partir disso. Durante o processo, discutiremos com um grupo focal de fotógrafos cegos ainda a ser definido sobre a relação dos deficientes visuais com o aparato fotográfico, com a “cena” a ser registrada e com as imagens fotográficas produzidas. O intuito do projeto não é discutir a inclusão, mas, sim, partir do ato de ver e modos de se relacionar com a imagem do fotógrafo cego para problematizar essas questões no âmbito geral. Partiremos da borda para pensar o centro.

Palavras-chave: ato de ver; fotografia; visualidades.

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Errâncias de dobras impressas

Eduardo Araújo de Ávila
Linha de Pesquisa: Poéticas Visuais e Processos de Criação

A pesquisa em processo envolve a produção de imagens impressas, produzidas por matrizes de dobradura, cujo conceito poético é definido como "gravobraduras". Essa produção tem como referencial a "cultura do invólucro", que envolve não apenas os estudos sobre origami, mas também sobre outras práticas, como o furoshiki, que abrangem técnicas de produção de embalagens e embrulhos. O referencial em questão alude à "prática japonesa de presentear-se" e às "errâncias dos imigrantes japoneses pelo Brasil". Até este momento, os desígnios desta pesquisa são: analisar o comportamento das dobraduras, quando aplicadas como matrizes de gravura; avaliar os (des)dobramentos da produção artística em três métodos de impressão: por alto relevo (matriz dobrada), por permeação (serigrafia) e por meio digital; e desenvolver estudos para produção de um livro de artista, nomeado como "livro-invólucro".

Palavras-chave: dobradura; gravura; cultura do invólucro.
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Sai da Caixa!
Como a emancipação intelectual pode ecoar de aprendizagens audiovisuais?

Lara Lima Satler
Linha de Pesquisa: Culturas da Imagem e Processos de Mediação

A emancipação é um conceito considerado obsoleto por alguns teóricos que pensam a educação na contemporaneidade. Desse modo, este projeto ousa se aventurar por esta suposta obsolescência, perguntando como a emancipação intelectual pode ecoar de aprendizagens audiovisuais, as quais, em muitos casos, são moldadas por práticas instrumentais de ensino. A abordagem bricoleur desta pesquisa reflete a sua opção por investigar a relação que eu professora estabeleço com o/a estudante no processo de ensinar e aprender audiovisual com a simultânea finalidade de pensá-lo e realizá-lo. Faço uso da autobiografia em diálogo com a pesquisa-ação a fim de possibilitar a emergência de aprendizagens colaborativas e seus ecos nas poéticas de cada estudante.

Palavras-chave: emancipação intelectual; educação superior; audiovisual.

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You can’t read my poker face”: um olhar “contemprofâneo” sobre os discursos videográficos de lady gaga e a metodologia de pesquisa em arte e cultura visual

Rafael Mendonça Lisita Pinto
Linha de Pesquisa: Poéticas Visuais e Processos de Criação

O propósito deste artigo é discutir a rigidez de formatos metodológicos de pesquisa, sobretudo em Arte e Cultura Visual e, a partir do vínculo com o estudo dos discursos videográficos da artista Lady Gaga, verificar a flexibilização de metodologias que possam se adequar aos objetivos do pesquisador da linha de Poéticas Visuais e Processos de Criação. Serão abordados o distanciamento do objeto, dentro da proposta de conceitos como o contemporâneo e o escuro; bem como a desmistificação de objetos e metodologias de pesquisa, a partir do paralelo entre sagrado e profano, como forma de se compreender o papel do pesquisador na condução de sua pesquisa.

Palavras-chave: metodologia; contemporâneo; profano.
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Pesquisando a indumentária dos povos pré-colombianos: um resgate da nossa memória histórica e cultural

Régis Puppim
Linha de Pesquisa: Teoria, História e Crítica da Arte e da Imagem

A presente pesquisa pretende expor a importância histórica e cultural de se pesquisar a Indumentária dos povos Incas, Astecas e Maias, tanto pela questão da insuficiência ou da ausência de bibliografia acerca da temática, como para resgatar a memória destes povos.

Palavras-chave: civilizações pré-colombianas; história da moda e da indumentária; resgate histórico e cultural.
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Cartografia de afetos sussurrados pelas memórias do meu avô

Wolney Fernandes
Linha de Pesquisa: Culturas da Imagem e Processos de Mediação

Esta pesquisa se desenha como um exercício de cartografar afetos vinculados às imagens e histórias em torno da figura do meu avô materno. Nela, pretendo mapear lugares, pessoas e situações, entendendo-as como almoxarifados de referências poéticas. Para tanto, vasculho espaços da casa onde cresci, através de visualidades e narrativas, à procura de significados que possibilitem direções e vertentes para o ensino de artes visuais. Pelas entrelinhas dessa reflexão também são trançadas ideias, percepções e memórias acumuladas por minha trajetória artística permeada por experiências de convívio, histórias de vida, criação coletiva e escrituras poéticas em torno de imagens do cotidiano.

Palavras-chave: afetos; autoetnografia; cartografia.